Wednesday, March 08, 2006

Casada aos 12, mãe aos 13 e viúva aos 21


Elza Soares é uma das três maiores estilistas da música brasileira. Uso a palavra “estilista” propositalmente para definir uma pessoa que criou sua marca assim como Ângela Maria e Elis Regina, cada uma no seu estilo.

Valente e destemida, Elza é cantora marginal que sempre viveu de arte num eterno off-side como se tivesse pedindo licença para existir. Começou cantarolando para espantar a tristeza. Depois, sua alternativa foi dar certo como cantora ou assumir de vez a condição de mendinga.

Casada aos 12, mãe aos 13 e viúva aos 21, sua vida foi de moradora de favela ao lado dos seresteiros cariocas, com quem aprendeu a cantar. O "Dia da Mulher" de hoje, lembra Elza.

A foto mostra a cantora toda-toda no Vitória Fashion Days, desfilando para Lei Básica, na coleção supercolorida Verão 2005 “Te Espero no Final de Semana”, de Ronaldo Fraga. Foi minha primeira experiência em assistir desfiles e acompanhar um pouco mais de perto a agitação dos bastidores do mundinho. E foi a primeira vez que vi Elza. Era junho de 2004.

Baixinha, invocada e extremamente carinhosa com todos, cantou divinamente ao vivo durante o desfile vários sucessos, incluindo “Vamos Amar”, de Chico Buarque. Não resisti e levei minha mãe para conhecê-la no ensaio do desfile e elas bateram o maior papo! Tudo!
A coleção da Lei Básica trouxe inspiração dos anos 50 e 70 com toques de anos 60. Numa conversa rapidex com Ronaldo Fraga (agitadíssimo) no backstage, ele disse que as estampas florais, com desenhos de sorvetes, frutas e muita cor quis passar uma idéia otimista da vida: “pensei em situações prosaicas, como um banho de mangueira, receber os amigos na laje, momentos tão puros e que estão se tornando tão caros, pois as pessoas não têm mais tempo, a violência nas ruas, tudo isso atrapalha essa convivência”.
Beijos para Tati e Rodrigo que mirabolicamente fizeram de tudo para o Vitória Fashion Days sair bem na foto, ou melhor, na TV.

3 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Ela é daquelas que reconhece a queda, mas não desanima! Levanta, sacode a poeira! Viva Elza! Eu também estava neste desfile amiga, tudo de bom! Vitória precisa de mais! Mais moda!

6:21 AM  
Anonymous Anonymous said...

estar de acordo com os padrões sociais e deixar que te pisem...isso não aconteceu com elza que, mesmo marginalizada, botou seu bloco na rua e mostrou que é demais! sou fã dela.
beijos

8:09 AM  
Anonymous Anonymous said...

This comment has been removed by a blog administrator.

2:12 PM  

Post a Comment

<< Home