Colcci neles!
A Colcci é um exemplo de como o empreendedorismo pode desenvolver o potencial de uma empresa transformando-a em um sucesso. Situada em Brusque, Santa Catarina, à princípio, em 1986, produzia peças em malha como moletons e camisetas. Eram peças simples e mais baratas que faziam com que a Colcci conquistasse boa aceitação no mercado.
Porém, os fatores externos de exigência de mercado foram se alterando e uma mudança drástica precisou ser realizada para que pudesse continuar competitiva e detentora de um espaço no mercado. Uma reestruturação total da empresa alterou desde o logotipo até mesmo o público a que se destina e os conceitos como marca.
A Colcci passou de uma marca de roupas básicas e confortáveis, como tantas outras no estado, para se tornar um desejo de consumo entre os jovens e adolescentes “descolados” de todo o país. Atualmente sua estilista é Lila Colzani.
A empresa investiu em design, informação e marketing direcionado e hoje se coloca ao lado de importantes marcas nacionais promovendo ações estratégicas importantes: inserção de campanhas publicitárias em canais de televisão com público segmentado, produção de roupas licenciadas pela Coca-Cola, desfiles em um evento nacional como Fashion Rio e a aquisição de marcas como Sommer, trazendo para dentro da empresa a criação e o desenvolvimento de produto de um nome considerado de vanguarda no cenário nacional.
A marca também aposta em desfiles estrelados que já contaram com celebridades como Paris Hilton, Liz Jagger e Gisele Bündchen, estrela de uma campanha internacional de inverno da marca, que já tem loja própria nos Estados Unidos e na Espanha e investe na ampliação de sua distribuição para mais 10 países da América Latina e Europa.
A Colcci é um exemplo de como a nova realidade obriga que as empresas avaliem o quanto de trabalho e de mudanças devem ser feitos, a partir de sua cultura, passando por estratégias, até a sistematização dos novos procedimentos, em função unicamente do atendimento à satisfação do mercado.
O importante a se pensar é que a abertura das empresas em relação às mudanças pode ser um salto a uma condição de atualidade, afinal o mercado não espera por ninguém.
Apenas uma mudança de visão, da cultura e da percepção de futuro é capaz de impulsionar a construção de novos paradigmas. Se adotarem uma postura empreendedora, investirem em design e informação de maneira estruturada estrategicamente podem vir a alcançar resultados surpreendentes e acompanhar dinâmica mundial, sem ficar para trás.
Texto feito com base no artigo "Empreendedorismo e a moda em Santa Catarina", da redatora de moda Karen Ricci. Foto de Gisele e modelos em desfile.
4 Comments:
As pessoas que têm necessidade de realizar se destacam porque, independente de suas atividades, fazem com que as coisas aconteçam.
O empreendedor é justamente o profissional capaz de lidar com as adversidades encontradas no mercado atual e tirar delas novas alternativas em busca do objetivo estipulado pela empresa ou por ele próprio.
Além disso, o empreendedor é a figura criativa capaz de trazer novas soluções para problemas antigos, ou até mesmo para necessidades que nem se conhecia
Eu simplesmente adoro a Colcci! São lindas as coleções e a audácia nas cores e modelos de saias e vestidos. Parabéns! Queremos moda!
Tudo bem que precisamos sempre de novos rostos, mas Gisele continua sendo o "must" de nossos tempos.
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