Monday, April 03, 2006

O poeta da moda brasileira



“baby i'm so alone...vamos pra babylon... vem ser feliz ao lado desse bon vivant. De tudo provar champanhe, caviar, scotch, escargot, rayban, bye bye miserê, kaya now to me o céu seja aqui.
Minha religião é o prazer...”

Pelo estilo delicado, cheio de referências à arte, às viagens, à história e aos movimentos sociais, Reinaldo Lourenço já foi chamado de “poeta” da moda brasileira. Em 1984, lançou a própria marca em São Paulo, desenvolvendo uma linha de roupas femininas requintadas e contemporâneas.

No início dos anos 80, quando ele foi trabalhar como assistente da estilista Glória Coelho ninguém poderia imaginar que estava se iniciando uma das mais badaladas uniões da moda brasileira. No sentido literal mesmo, já que ambos acabariam se casando.

Do ateliê da futura mulher, trabalhou como produtor da consultora de moda Costanza Pascolato. Na época, ela editava moda para revistas da editora Abril.Daí, foi estudar na França, em uma das escolas de estilismo mais importantes do mundo, o Studio Berçot. Lá teve a chance de aprender diretamente com a diretora Marie Ruckie. Seguia os passos de Glória Coelho, que dez anos antes havia estudado na mesma escola.

Atualmente, o estilista desfila duas coleções anuais no São Paulo Fashion Week. Recentemente, Lourenço diversificou suas criações, numa onda cada vez mais comum entre os estilistas famosos de assinarem linhas exclusivas em grandes indústrias.

Assim, desenvolveu uma coleção de camisetas para a Hering e lançou uma linha de jóias em parceria com a indústria Denoir. Criou anéis, colares e brincos feitos de ouro, diamante, ônix e madrepérola. As roupas do estilista podem ser encontradas em suas loja no bairro dos Jardins, em São Paulo, em mais de 120 multimarcas brasileiras e em butiques chiques dos Estados Unidos, França, Reino Unido, Itália e Japão.

Texto elaborado a partir de informações encontradas no site UOL. Música acima, Baleiro.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Visitei uma vez uma loja desse homem em São Paulo e simplesmente saí boba de lá. Não só porque ele cria peças fantásticas, mas porque os panos são tão delicados, tão finos, com caimento perfeito e cores que combinam com cada uma de nós. Tentador!

6:44 AM  
Anonymous Anonymous said...

Reinaldo é uma daquelas figuras simples que ouve todos e penera o que for preciso para colocar em seu trabalho. Ele merece tudo de bom, fazer grandes negócios e principalmente assinar lindas camisas da Hering, da campanha contra o Câncer da Mama pra gente poder comprar! heheh Beijo, Carol. Saudade de você!

6:46 AM  
Anonymous Anonymous said...

"entre as coisas mais lindas que eu já conheci só reconheci minhas cores nela, quando eu te vi..." Carol, você sumiu! Quero te ver! Ótima idéia essa blog, é tão bom quando conseguimos sair um pouco do trampo de cada dia... Me liga!

6:48 AM  
Anonymous Anonymous said...

Criativo sempre, peças fantásticas, criativas tecidos sempre delicados, um ótimo artista em moda.

7:22 PM  

Post a Comment

<< Home