Monday, July 10, 2006

Por que amamos a moda?


Na foto, o sagaz fotógrafo e designer David Lachapelle mete as mãos na rapper Lil Kim envolvida nos símbolos da Louis Vuitton. Bella!

No texto abaixo, considerações junto ao texto de Maria do Carmo Teixeira Rainho, historiadora. Autora de “A cidade e a Moda”. Ed. UnB, 2002.

É claro que muitos consideram a moda um fenômeno menor, fútil ou responsável por estimular o consumo de forma frenética. Mas a moda incomoda também aqueles que vêem nela algo alienante e que não podemos conviver inocentemente com imagens de desfiles, reportagens e programas sobre beleza e estilo.


Olhando a questão de um modo mais abrangente, a moda seria aquela que contempla as mudanças sazonais nas artes plásticas, na arquitetura, na música, na religião etc...

Outros consideram que o que a define são as alterações freqüentes e marcantes no que se caracteriza como a ‘cultura das aparências’, ou seja, tudo aquilo que diz respeito à nossa apresentação pessoal.

O historiador Daniel Roche disse que “a roupa, linguagem do corpo e dos desejos, interessa tanto às pulsões contraditórias e traduz tanto as necessidades através de códigos diversos, que ela acaba tendo um papel muito forte na constituição de uma identidade”.

Ao analisar a moda a partir das inúmeras abordagens que ela proporciona percebemos o quanto o tema é rico e fascinante. Seu tema vem se tornando objeto de desejo da academia mostrando que, longe da aparente futilidade, a moda permite que se reflita de maneira profunda sobre as relações sociais.

A moda reflete a inconstância do mundo.

É, sobretudo, por isso que amamos a moda.

4 Comments:

Anonymous Anonymous said...

Também acho que a roupa, linguagem do corpo e dos desejos traduz tanto as necessidades, com certeza representam um papel muito forte na constituição da nossa identidade. Boa leitura temos aqui, sempre. Parabéns.

2:21 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amo a moda, simplesmente.

2:22 PM  
Anonymous Anonymous said...

Amo poder comprar uma roupinha de vez em quando. Amo dar roupas! Amo roupa velha!

2:24 PM  
Anonymous Anonymous said...

isso é verdade, a moda reflete a insconstância do mundo, esse mundo louco em que vivemos. ela é apenas mais uma porta para entendê-lo.

2:25 PM  

Post a Comment

<< Home