Monday, August 07, 2006

De escandaloso a obrigatório: biquíni faz 60 anos!


O biquíni moderno, um dos maiores ícones da cultura do século 20, completa 60 anos em 2006. Antes considerado, uma peça indecente o biquíni passou a ser item obrigatório do vestuário das mulheres ocidentais, e sua história está relacionada aos grandes acontecimentos do século.

O biquíni foi lançado na França em 1946, simultaneamente pelos estilistas franceses Jacques Heim e Louis Réard. De olho no grande acontecimento da época, a bomba atômica, Heim chamou sua invenção de átomo e, Réard, de bikini, fazendo referência ao atol de Bikini, onde os testes da bomba atômica estavam sendo realizados. Mas a peça de Réard acabou levando a melhor.

Réard escandalizou a França quando promoveu o primeiro desfile de biquínis numa pista pública de Paris, no bairro de Auteil. As manequins, horrorizadas com o tamanho das duas peças, se recusaram a desfilar, e a solução encontrada pelo estilista foi contratar dançarinas de um famoso cabaré de Paris para executar a tarefa. Feito.

Em 5 de julho de 1946, há 60 anos, mulheres desfilavam os primeiros modelos da peça que se tornou um dos importantes símbolos da liberdade feminina.

Os primeiros biquínis, feitos de crochê, eram adornados, com estampas de animais e flores artificiais. Na década de 50, a moda pegou na França, principalmente quando a atriz francesa Brigitte Bardot apareceu usando um biquíni no filme “E Deus Criou a Mulher”, em 1957, de seu então marido Roger Vadim.

Na foto, em 1950, o estilista Louis Reard, o criador do biquini, posa com uma modelo usando biquini de bolinha.

1 Comments:

Blogger Fabio Malini said...

Fala Carol,

Não sabia que tinha um blog... Vi no Em Movimento...

Malini

5:45 PM  

Post a Comment

<< Home